RuPaul's Drag Race é um talent show estadunidense realizado pela produtora World of Wonder originalmente para o canal pago Logo. A partir da nona temporada, o programa começa a ser exibido nos Estados Unidos pelo canal VH1. Idealizado e apresentado pela drag queen RuPaul, o programa procura o carisma, singularidade, coragem e talento de uma drag queen, para suceder ao título de "America's Next Drag Superstar".[2]
Inicialmente desenvolvido para a MTV norte-americana, estreou no canal Logo no dia 2 de fevereiro de 2009, conseguindo o título de programa mais assistido do canal nos Estados Unidos. A recepção positiva do público fez com que acumulasse nove temporadas.[3] Durante os episódios, que ocorrem semanalmente, as competidoras participam de gincanas e provas onde são testadas suas habilidades em canto, dança, costura, talento, humor e personalidade.[4]
O programa teve dois spin-offs: RuPaul's Drag U, cancelado em 2013, e o RuPaul's Drag Race: All Stars, no qual competidoras de temporadas passadas retornam para competir novamente, na luta para entrar no "Drag Race Hall of Fame". RuPaul ganhou um Emmy em 2016 na categoria "Anfitrião Excepcional para um Talent Show", enquanto que o programa em si foi premiado como um "Talent Show Excepcional" no 21.º GLAAD Media Awards. Foi nomeado ao Critics' Choice Television Award em quatro categorias, além de ter sido nomeado para um Prêmio Emmy de Artes Criativas para "Maquiagem Excepcional para uma Série Multi-Câmera ou Especial". Em abril de 2017, RuPaul's Drag Race foi renovado por uma décima temporada.
O programa faz seleções entre os vídeos de inscrição enviado pelo candidatos que, devem ter 21 anos de idade ou mais no momento da gravação e assumir um personagem artístico, sendo eles de qualquer orientação e/ou condição sexuais. A fórmula do programa sempre foi a mesma: semanalmente, as competidoras participam de gincanas e provas orientadas por RuPaul, onde são testadas suas habilidades em canto, dança, costura, talento, humor e personalidade. A eliminação é progressiva, em cada episodio uma participante é eliminada. Ao sobrar três participantes é realizada a final do programa consagrando a vencedora.
Mini-desafios
Os mini-desafios são provas diferentes que exigem um limite de tempo para que se realizem. Alguns viraram tradição como o ensaio fotográfico (geralmente no primeiro episódio) realizado pelo fotografo Mike Ruiz. Os mini-desafios são executados sempre no inicio dos episódios, para que os vencedores desse segmento sempre terem alguma vantagem no desafio principal.
Desafio Principal
O desafio principal é uma ou mais provas que podem ser realizadas individualmente ou em grupo. Aquele que vence os desafio principal além de permanecer no jogo, ganha geralmente um prêmio especial como vestidos, acessórios, cruzeiros, Joias ou linhas de maquiagens. O objetivo de cada desafio principal envolve um novo tema dado cada semana e amostra de um bom resultado. Dentre os desafios mais populares estão o Snatch Game (inspirado no famoso quadro norte-americano, Match Game), onde as drags imitam celebridades como Britney Spears, Cher, Marilyn Monroe, Adele, Michael Jackson e Uzo Aduba.
Julgamento
O programa também conta com uma banca de jurados que dão a sua opinião sobre os looks e performances dos participantes no desafio principal e auxiliam RuPaul no veredicto final.
Eliminação
Depois de avaliação, as duas drags com as performances consideradas "mais fracas" vão para berlinda, tendo que dublar uma música escolhida pela produção, e a partir daí, RuPaul decide quem continua na competição e quem é eliminada.
Untucked
A primeira temporada contou com uma websérie de sete episódios intitulada Under the Hood of RuPaul's Drag Race, exibida no site do canal Logo. A websérie mostrava os bastidores do programa e cenas deletadas. A partir da segunda temporada, a websérie foi para a televisão e passou a se chamar RuPaul's Drag Race: Untucked, indo ao ar após todo episódio de Drag Race. A partir da sétima temporada, o Untucked vai ao ar pela internet, no dia seguinte ao episódio.[5]